- Check-up
-
by Hernane
A FIV (Imunodeficiência Felina) e a FeLV (Leucemia Viral Felina) são retroviroses graves que acometem os gatinhos. São doenças que não fazem distinção de raça, gênero ou idade, porém, são mais frequentes em animais de vida livre, ou animais que possuem acesso à rua, ou até mesmo aqueles que vivem em ambientes confinados com muitos outros gatos em superpopulação.
Na FIV, o retrovírus é semelhante ao vírus da AIDS nos humanos. Ela tem transmissão direta por saliva infectada nos momentos de briga ou lambedura entre os gatos e após a infecção, ocorre uma falha na imunidade celular devido a diminuição dos linfócitos T Helper, comprometendo também a imunidade humoral. O gatinho pode ser assintomático ou apresentar sinais clínicos que nem sempre serão específicos, porém, podem manifestar infecções orais, oculares e respiratórias por conta da imunossupressão e alterações comportamentais.
Já na FeLV, o retrovírus pode desencadear uma síndrome clínica que varia desde linfomas (seja tímico, multicêntrico ou leucemia linfóide), até imunodeficência, anemia ou até mesmo falhas reprodutivas. Os sinais clínicos são semelhantes à FIV, mas o animal infectado pode apresentar atrofia tímica, panleucopenia, abortos, natimortalidade e leucemias.
O diagnóstico pode ser feito através da sorologia como triagem rápida e o PCR.
Infelizmente, não há cura para ambas essas retroviroses e nem um tratamento específico que possa eliminá-las. Por isso, é feito apenas um tratamento suporte para que o animal receba uma melhor qualidade de vida dentro do possível
Dra Giovanna Gouveia CRVM-SP 54.243
Médica Veterinário – Área Técnica Matriz